Exposição reúne peças que contam a história da civilização egípcia

Posted on 19/02/2014

0


“Segredos do Egito” traz a Belo Horizonte acervo que conta com peças originais e réplicas; algumas têm mais de 3.500 anos

Acervo conta com peças que já circularam pelos principais museus do mundo / Ellen Casadonte

Acervo conta com peças que já circularam pelos principais museus do mundo / Ellen Casadonte

Até 16 de março, os belo-horizontinos podem conferir os segredos, as curiosidades e os mistérios de uma das civilizações mais antigas do mundo. Está em exposição, no BH Shopping, a mostra internacional “Segredos do Egito”, acervo que conta com peças 42 originais e cerca de 150 réplicas, todas adquiridas no Museu do Cairo. Os artefatos estão expostos no piso Mariana do shopping e a entrada é franca.

Um trono e a máscara mortuária do faraó Tutankamón, peças que já circularam por diversos museus do mundo, fazem parte da exposição. O fragmento original do sarcófago de Hetepher, que tem mais de 4 mil anos, integra o acervo da exposição, que também reúne esculturas dos deuses Anúbis, Hórus, Amon e Thot, com 2,5 metros de comprimento, além da réplica de uma esfinge.

Ao todo, são 42 peças originais e cerca de 150 réplicas / Ellen Casadonte

Ao todo, são 42 peças originais e cerca de 150 réplicas / Ellen Casadonte

Com curadoria da chilena Isabel Salas, a mostra é dividida em subtemas: Vida Cotidiana, Construção, Guerra e Navegação, Dinastias e Deuses. De acordo com Isabel, o público poderá conhecer mais da tradição dos egípcios e como a sociedade era organizada naquela época. “É como uma linha do tempo, contando a história, os costumes, a religião e as crenças de um povo que, até hoje, fascina muitas pessoas”, disse.

Belo Horizonte é a terceira cidade a receber a exposição “Segredos do Egito”. Antes da capital mineira, a mostra passou por Brasília e São Paulo. A Multiplan, empresa que administra o BH Shopping, investiu R$ 1,8 milhão no projeto. A proposta é levar a exposição para outros três shoppings que fazem parte do grupo. Mais informações sobre “Segredos do Egito” estão disponíveis em http://www.bhshopping.com.br.

Anúncios
Posted in: Arte, Cultura