Fotos de Anna Ftg inauguram espaço artístico do Sou Café

Posted on 10/12/2013

0


Exposição Ócios & Ofícios reúne imagens da capital mineira do início dos anos 2000

O trabalho da fotógrafa Anna Ftg (Anna Castelo Branco) é destaque no Sou Café, localizado no Pátio de Convivência do Centro Cultural Banco do Brasil. “Ócios & Ofícios” é a exposição que inaugura o novo espaço artístico da casa e celebra a nostalgia da Belo Horizonte de uma década atrás. As imagens ficarão expostas de 20 de dezembro a 31 de janeiro de 2014. A entrada é franca.

Feitas em formato analógico e em P&B, as fotos de Anna Ftg retratam a relação de ociosidade e caos urbano, típicos cenários da capital mineira, mas que não sofreram muitas alterações nos últimos anos. O trabalho é proveniente da série “Caos Urbano”, realizada em 2001, ano em que Anna Ftg concluiu seu curso de Artes Plásticas, na Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). “Eu tinha apenas um rolo de filme P&B, com 36 poses, para criar uma série fotográfica que faria parte da exposição dos formandos daquele ano. Saí pelo centro de Belo Horizonte, observando o corre-corre das pessoas em seus mais diversos itinerários”, revela Anna.

Olhar de Anna Ftg aborda a relação de ociosidade e caos urbano / Divulgação

Olhar de Anna Ftg aborda a relação de ociosidade e caos urbano / Divulgação

Desses cliques, foram selecionadas dezesseis fotos para a série “Caos Urbano”, exposta em São João Del Rey (2001) e na Faculdade de Letras da UFMG (2003). Em consequência de uma forte chuva, em 2003, Anna Ftg perdeu todo o material daquela exposição. Para sua surpresa, em 2013, enquanto revisitava antigos trabalhos, acabou encontrando os negativos de mais dez anos, todos intactos. “Foi então que, a partir deste convite, escolhi as cinco fotografias (60cmx90cm) para compor a nova série ‘Ócios & Ofícios’”, aponta.

De acordo com Roberto Noronha, proprietário do Sou Café, o projeto inicial da casa, que foi inaugurada em setembro deste ano, contempla um espaço expositivo para abrigar obras de diversos artistas. A ideia de convidar Anna Ftg para inaugurar este espaço veio a partir do momento em que ele conheceu a trajetória da artista. “O contexto histórico das fotografias, realizadas no início dos anos 2000, no centro da capital mineira e o processo com filme negativo em P&B, me despertaram o desejo em fazer desta série o marco inicial para inaugurar este espaço que, acredito, vai colocar o Sou Café em harmonia com o Centro Cultural Banco do Brasil”, explica.

Sobre Anna Ftg – Nascida em Fortaleza, Ceará, Anna se mudou para Minas Gerais em 1982. Artista plástica, especializou-se em fotografia em 2001, ano de conclusão de seu curso de Artes Plásticas na Escola Guignard – UEMG. Desde então a fotografia tem feito parte de sua vida.

Já realizou diversas exposições dentro e fora do país sendo, que a última exposição fotográfica foi em setembro de 2013, na casa Adelino Ângelo, na cidade de Vieira do Minho, em Portugal. Tem inúmeras fotos publicadas em revistas de circulação nacional e internacional, jornais, livros, sites entre outros.

Com uma carreira diversificada, a profissional desenvolve trabalhos artísticos, publicitários e jornalísticos. Atuou, também, como Arte Educadora, entre 2003 e 2012. Atualmente é Analista de Atividades de Culturais-Fotojornalista, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Anúncios
Posted in: Arte, Cultura