Richter Joias investe em sistema de franquias

Posted on 22/10/2013

0


Com 20 anos de mercado, marca padroniza modelo arquitetônico de suas unidades e aposta em expansão nacional para o próximo ano

Tradicional na comercialização de joias, a Richter comemorou, na terça-feira, 22, a abertura de mais uma unidade em Belo Horizonte. A loja, no Boulevard Shopping, é a 5ª aberta na cidade e representa mais um passo para o novo sistema de franquias. Outra novidade é que, com a inauguração desse espaço, a Richter apresenta o recente projeto arquitetônico de suas lojas, mais moderno e contemporâneo e, a partir de agora, padronizado para todas as unidades.

Há 20 anos no mercado, a Richter atua em sintonia com as principais tendências do segmento, além de desenvolver produtos exclusivos para suas coleções. Agora, a marca está em processo de expansão e, para isso, tem trabalhado com um sistema de franquias que vai dar um novo fôlego à marca. Em 2011, surgia a Richter Gestão Empresarial (Richter GE), um grupo especializado em pensar estratégias para o mercado e os franqueados.

De acordo com o diretor da Richter GE, Cláudio Penna, o segmento de joias vem perdendo, desde 1998, poder aquisitivo em função das variações cambiais do mercado de ouro. Com esse cenário mais desafiador, “nós sentimos a necessidade de criar um projeto que pudesse justificar nossa expansão, e que fosse proveitoso. Assim, surgiu o grupo, para que a nossa expansão seja rápida e muito bem planejada”, disse.

Para 2014, os voos pretendem ser mais altos. Serão abertas franquias fora de Minas Gerais. Em um primeiro momento, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo serão as primeiras localidades a receber novas unidades da marca. Há, também, um projeto para o lançamento de outras duas lojas, uma em Brasília e a outra em Manaus, capital do Amazonas, na Região Norte.

Outra novidade é que a Richter também vai padronizar o projeto arquitetônico de todas as suas unidades. A loja do Boulevard Shopping é a pioneira do novo conceito. Desenvolvido pelo arquiteto Carlos Alexandre Dumont, o Carico, o novo laytout das franquias preza, principalmente, pelo conforto e apresenta um visual mais sofisticado. “Cada detalhe foi pensado, foi trabalhado para essa nova fase da Richter”, afirmou Penna.

Os benefícios de se franquear a uma grande marca são vários. Entre eles, o tempo economizado na gestão e implementação do negócio ganham destaque. Foi o que atraiu a empresária Cássia Fernandes, responsável pelo novo espaço. Para ela, “umas das vantagens é poder contar com um bom time de profissionais que ajudam durante o processo. Você pula algumas etapas, mas é um atalho que se toma com a garantia do sucesso desse novo investimento”, afirmou.

Anúncios
Posted in: Economia