Exposição de Eliane Roedel destaca a influência das cidades no cotidiano das pessoas

Posted on 06/09/2013

0


Trabalho da artista, que foi selecionado por meio de edital de novos talentos, está em exposição no museu Inimá de Paula

Telas refletem a relação de isolamento nos grandes centros / Divulgação

Telas refletem a relação de isolamento nos grandes centros / Divulgação

A partir desta sexta-feira, 6, o público pode conferir a mostra “Sobre imagens e cidades”, da artista plástica, Eliane Roedel, vencedora do primeiro edital de seleção de novos talentos do museu Inimá de Paula. As telas, que ficarão expostas até 29 de setembro são representações de ‘lugares’ e ‘não-lugares’, a partir da interpretação da própria artista sobre a dinâmica das grandes cidades e a rotina das pessoas.

Por meio de closes, fragmentos e recortes, a artista demonstra suas impressões sobre o cidadão das grandes cidades, sempre condicionado a uma excessiva carga de estímulos da contemporaneidade. São representações de locais cheios e de grande circulação de pessoas, mas, que sob um olhar mais curioso, demonstram a solidão, a indiferença e o individualismo, características marcantes da vida moderna.

Eliane Roedel - Sala de espera / Divulgação

Eliane Roedel – Sala de espera / Divulgação

Estações de metrô, centros de convivência de shoppings, salas de espera de aeroportos são retratados por Eliane e conceituam a ideia de não-lugares. Há, também, uma série com três quadros, que expressam, por meio de ‘closes’ de abraços, símbolos de lugares identificáveis, os lugares de afeto. Traços da linguagem cinematográfica estão presentes no trabalho de Eliane, que também utilizou gicleés (reprodução de uma obra de arte pelo método de impressão digital) para compor suas telas.

Segundo Eliane, a proposta da exposição é fazer com que as pessoas pensem mais a respeito desse novo cenário das grandes cidades. “Nos quadros, há uma representação das cidades pulsantes, cheias de gente, mas que não se comunicam. Acredito que a tecnologia tem afastado muito as pessoas, e isso é algo que podemos verificar no dia-a-dia. Quanto mais gente reunida, menor a comunicação e a interação com a própria cidade”, disse.

Sobre imagens e cidades, de Eliane Roedel
Local: Museu Inimá de Paula (Rua da Bahia, 1201 – Centro)
Data: de 6 a 29 de setembro de 2013
Horário de funcionamento: Terça, quarta e sexta: das 10h às 19h / Quinta: das 12h às 21h / Sábado: das 10h às 19h / Domingo: 12h às 19h
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3213 4320 / www.museuinimadepaula.org.br/

Anúncios
Posted in: Arte