Exposição multimídia conta a trajetória de Fernando Sabino

Posted on 07/08/2013

0


Projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino” é destaque no Boulevard Shopping até 25 de agosto

Vagão traz série de vídeos e fotos que contam a história de Sabino

Vagão traz série de vídeos e fotos que contam a história de Sabino / Letícia Almeida

Um dos maiores nomes da literatura nacional, o mineiro Fernando Sabino, é destaque durante este mês no Boulevard Shopping. Até 25 de agosto, o público pode conferir o projeto “Encontro Marcado com Fernando Sabino”, compilação de textos, vídeos e documentos que narram a história de Sabino. A exposição dá início às comemorações dos 90 anos de nascimento do escritor e tem entrada gratuita.

Idealizado pelo filho do escritor, Bernardo Sabino, o projeto contempla a multifacetada obra de Fernando Sabino. No Piso 2 do Boulevard Shopping, área anexa ao mall, há um vagão de passageiros que reúne documentários escritos e dirigidos por Sabino. A série “Encontros Brasileiros Contemporâneos”, produção dos anos 1970, que fala da vida e obra de 10 escritores brasileiros, além de filmes de longa e curta metragem baseados na obra de Sabino são outras atrações do vagão.

Obras interativas também compõem a exposição

Obras interativas também compõem a exposição / Letícia Almeida

Grande destaque do projeto é a exposição montada na Praça de Eventos do shopping, que traz uma atividade interativa para o público. As letras do nome “Sabino” ganharam formas em grandes volumes recortados e vão receber conteúdo impresso contando a história do autor. Há, também, painel expositivo, composto por diversos cubos, nos quais está impressa a cronologia da obra de Fernando Sabino.

Alguns elementos da Praça da Liberdade, cenário marcante na vida e na obra do escritor, foram reproduzidos na Praça de Eventos do Shopping. O espaço também abriga esculturas em tamanho real dos quatro amigos Sabino, Otto Lara Rezende, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos, em mais um encontro marcado. “Galinha ao Molho Pardo”, primeiro capítulo do livro “O Menino no Espelho”, também ganha destaque, com uma galinha de quase dois metros, que será pintada pelas crianças que visitarem a exposição.

Para Bernardo Sabino, o projeto “tem um objetivo muito bonito, que é levar o hábito da leitura às crianças, além de disponibilizar um rico acervo sobre a trajetória do meu pai”, disse. Já o superintendente do Boulevard Shopping, Daniel Vieira, aponta a iniciativa como opção cultural para os clientes. “O interessante é que, mesmo sendo um local de compras, o shopping tem investido em atrações culturais, que mudam a rotina dos clientes que passam por aqui”, explicou.

Fotos: Letícia Almeida

Anúncios
Posted in: Cidades, Cultura