Julgamento do mensalão é tema do novo livro de Merval Pereira

Posted on 09/04/2013

0


Ensaio político conta histórias dos bastidores da Ação Penal 470, conhecida como “mensalão”, e analisa as consequências para a democracia brasileira

Um dos momentos mais marcantes da política brasileira é tema do novo trabalho do jornalista Merval Pereira. O livro “Mensalão – O Dia a Dia do Maior Julgamento da História Política do Brasil”, lançado na última terça-feira, 9, na Leitura Megastore do Pátio Savassi, narra os bastidores do julgamento da Ação Penal 470, popularmente conhecida como “mensalão”. Iniciativa do programa Sempre Um Papo, o lançamento do livro contou com a presença de importantes nomes do cenário político nacional, como o governador de Minas, Antonio Anastasia, e a presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), Andrea Neves.

“Mensalão – O Dia a Dia do Maior Julgamento da História Política do Brasil” é uma compilação de artigos publicados no jornal O Globo, entre 2 de agosto e 12 de dezembro de 2012. A obra ainda traz prefácio do ex-ministro do STF Carlos Ayres Britto, que presidiu boa parte do julgamento, até se aposentar, em novembro daquele ano, e texto de orelha assinado pelo jurista Joaquim Falcão, diretor da Faculdade de Direito da FGV. No total, 287 páginas reúnem uma análise objetiva sobre o julgamento que parou o país. O autor vai destrinchando os diálogos e as disputas e pintando um cenário do qual surgem grandes personagens, heróis ou vilões.

O livro ainda conta com dois textos exclusivos. “Fecho de ouro”, dedicado à última sessão do julgamento, escrito em 18 de dezembro, e “A escolha dos heróis”, um posfácio que faz um ensaio político e reflete sobre os mais de quatro meses do processo. Com as 53 sessões transmitidas ao vivo, o julgamento dos 38 réus ligados direta ou indiretamente ao governo que está no poder pela última instância do Poder Judiciário “é um novo cenário em um país em que, de maneira geral, políticos não vão sequer a tribunal pode ser considerado, por si só, um fortalecimento para a democracia brasileira”, aponta o autor.

“É um marco para a política brasileira, não por ter criado heróis, como o (ministro) Joaquim Barbosa, mas por ter mostrado aos cidadãos que ninguém está impune, e que a nossa justiça trabalha”, explica o autor. Marvel Barbosa ainda explica que os leitores poderão encontrar, nos artigos, algumas inclinações e explicações sobre a política brasileira. “Não é apenas um relato dos bastidores do mensalão. Penso que é um trabalho maior que isso. Sem pretensões, o livro indica as tendências da política brasileira e como ela funciona”, finaliza.

Capa

Sobre Merval Pereira

Merval Pereira nasceu no Rio de Janeiro, em 1949. É comentarista da GloboNews e da CBN e colunista de O Globo, onde foi, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi também diretor de jornalismo de mídia impressa e rádio das Organizações Globo. De 1983 a 1985, trabalhou na revista Veja, onde foi chefe das sucursais de Brasília e do Rio e editor nacional em São Paulo.

Também foi editor-executivo do Jornal do Brasil. Faz parte do conselho editorial das Organizações Globo e integrou o primeiro conselho editorial do jornal Valor Econômico. Oitavo ocupante da cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 22 de junho de 2011, na sucessão de Moacyr Scliar, foi recebido, em 23 de setembro do mesmo ano, pelo acadêmico Eduardo Portella. Publicou, em 2010, “O lulismo no poder”, que narra os oito anos de governo Lula.

Anúncios
Posted in: Literatura, Política