História do carnaval de Belo Horizonte é destaque no MHAB

Posted on 29/01/2013

0


A partir de 1º de fevereiro, o Museu recebe a exposição “Narrativas do Samba e do Carnaval em Belo Horizonte”.

MHAB recebe exposição que conta um pouco da história do carnaval de BH.

MHAB recebe exposição que conta um pouco da história do carnaval de BH.

A história do carnaval de Belo Horizonte é atração do Museu Histórico Abílio Barreto, a partir da próxima sexta-feira, 1. Já em clima de folia, o MHAB recebe a exposição “Narrativas do Samba e do Carnaval em Belo Horizonte”. A mostra, uma espécie de degustação que reúne pequena parte dos acervos pesquisados pelo historiador e documentarista Marcos Valério M. Maia, curador da exposição, destaca fragmentos de uma história pouco conhecida: o samba na capital mineira e , o carnaval de escolas de samba, blocos e outras agremiações.

Temas como a relação do samba e do carnaval com os meios de comunicação, os personagens históricos e a velha guarda de Belo Horizonte são narrados por meio de fotografias, jornais de época, depoimentos,cartazes e objetos. Há uma homenagem ao fundador da Escola de Samba Pedreira Unida, Mário Januário da Silva, a primeira da capital. A exposição também conta com registros dos concursos “Rainha do Carnaval” e “Cidadão Samba”; o tradicional Clube dos Matankins; o trabalho do próprio Abílio Barreto como historiador da cidade, além de nomes como Kalu e Rosalvo Brasil.

Instalada no foyer térreo do edifício-sede do Museu, a exposição ficará em cartaz por um período aproximado de três meses, podendo ser visitada de terça a domingo, das 10h às 17h, e nas quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h. Com essa mostra, o Museu pretende afirmar a tradição do samba e do carnaval em Belo Horizonte no momento em que a cidade se reconcilia com seu carnaval de rua e em que vários sambistas e grupos musicais se afirmam na cena cultural da cidade e do país.

Anúncios
Posted in: Cidades