Dia Nacional do Quadrinho une desenho, música e poesia

Posted on 28/01/2013

0


Em sua 8ª edição, evento quer levar os quadrinhos para além do papel e do lápis

O “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade, é a inspiração para a edição 2013 do “Dia do Quadrinho Nacional”. Sob o tema “Mundo vasto mundo”, o evento propõe a expansão dos quadrinhos para além do lápis e do papel. As atividades serão realizadas no Centro Cultural Lagoa do Nado, nos dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

Em 2013, aqueles que se aventuram pelo universo das HQ’s pretendem fazer a interação do trabalho com outros segmentos da arte, como a poesia, o grafite, o audiovisual e a música. Para tal, toda a programação será voltada para trabalhos que, de alguma forma, envolvam outros ramos das artes.

O evento começa com a abertura da exposição Monstros do Rock, de Paulo Barbosa, na quarta-feira, 30, às 16h. No sábado, 2 de fevereiro, estão programadas as atividades de oficinas de quadrinhos, exibições audiovisuais, intervenções de grafiteiros e apresentações musicais com o cantor Carter e a banda O Monomotor.

Música, desenho e poesia são atrações do Dia do Quadrinho Nacional.

Música, desenho e poesia são atrações do Dia do Quadrinho Nacional.

Confira a programação completa:

Sobre o Dia do Quadrinho Nacional

O Dia do Quadrinho Nacional foi instituído pela Associação dos Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo em 1984, e ano após ano manifestações dirigidas a essa linguagem vem acrescentar a comemoração com muita festa em diversas cidades. A data relembra a primeira história publicada no Brasil, em 1869, no jornal ”A Vida Fluminense”, introduzindo o personagem Nhô Quim, do ítalo-brasileiro Ângelo Agostini.

Em Belo Horizonte, data é comemorada desde 2006, com atividades organizadas pela Associação Cultural Nação HQ, e que conta com a presença de artistas e admiradores das histórias em quadrinhos. BH foi a primeira cidade do país a instituir oficialmente o Dia do Quadrinho Nacional. Por meio da Lei 10.071/2011, o prefeito Márcio Lacerda regulamentou a data no calendário oficial do município.

Foto: Divulgação.

Anúncios
Posted in: Cidades, Cultura