Laura Cohen lança seu primeiro livro

Posted on 27/01/2013

0


Romance “História da água” aborda, principalmente, a presença do elemento na vida das personagens da trama.

História da água é o primeiro livro de Laura Cohen.

História da água é o primeiro livro de Laura Cohen.

Os reencontros de três irmãos que, após o divórcio dos pais, passam a viver em países diferentes são a inspiração para o primeiro livro da jovem escritora Laura Cohen. “História da água”, romance que aborda, por incrível que pareça, a presença do elemento “água” na vida das personagens principais da trama foi lançado no último sábado, 26, no Café com Letras, na Savassi, ironicamente, em uma manhã bastante chuvosa.

Narrado em pontos de vista que se alternam, o livro está centrado em Eira, a irmã do meio, que possui uma antiga relação com a água: ex-nadadora, foi afastada da piscina por causa de um grave acidente. Enquanto continua vivendo no Brasil, seu irmão mais velho se forma em regência em Nova York e sua irmã mais jovem estuda música em uma pequena cidade austríaca.

Entre viagens, estes irmãos trocam correspondências diárias de e-mails, telefonemas, cartas, postais, presentes, objetos antigos livros ou simplesmente pensamentos que procuram encontrar uma casa comum, uma casa que esteja afastada de certos acontecimentos terríveis com os quais os três terão de lidar. Da tempestade a um simples copo d’água, a água está presente, seja como como personagem ou cenário no romance.

A ideia de publicar “História da água” veio após Laura escrever o conto “Quarteto para o fim do tempo”. “Aquele texto foi virando algo maior, e, quando percebi, já tinha a ideia de escrever o livro”, disse. A escritora levou cerca de dois anos para terminar o trabalho e publicar sua primeira obra. “É um livro que tem muito da minha vida, da relação que eu tenho com os meus amigos e com a própria água”, explicou.

Mineira de Belo Horizonte, Laura Cohen Rabelo está concluindo a faculdade de Letras, da UFMG. Em 2011, recebeu o prêmio de literatura Universidade Fumec, em 2011, com o conto Boneca de Corda e, em 2009, conquistou o terceiro lugar, publicando nas duas edições da coletânea Da Palavra à Literatura – Narrativas Contemporâneas. Também é artista plástica e fez sua primeira exposição individual, Catálogo, em junho de 2012.

Para 2013, Laura planeja “concluir a faculdade”, birnca, e lançar um segundo livro, mas, ao contrário da experiência com a água, no próximo trabalho, a escritora pretende contar um pouco mais de suas aventuras no universo artístico. “Vou fazer alguns concursos para tentar uma bolsa para escritores e dar sequência ao próximo projeto, um livro que vai falar sobre a minha experiência com a arte”, finalizou.

Anúncios
Posted in: Literatura