Minas Gerais é destaque no Madrid Fusión

Posted on 14/01/2013

0


Maior festival de gastronomia do mundo, realizado na capital espanhola, irá homenagear a cozinha mineira na edição deste ano.

Mais importante evento de gastronomia do mundo, o Madrid Fusión, que ocorre anualmente na capital espanhola, terá um tema bem conhecido dos mineiros. Minas Gerais será destaque durante a edição 2013 do Festival, realizada de 21 a 23 de janeiro, em Madrid, na Espanha. Considerado o “Oscar da Gastronomia”, o evento vai homenagear, pela primeira vez, um Estado. Desde sua criação, em 2002, apenas países haviam sido contemplados.

Apresentar as principais novidades da culinária mundial e dar destaque àqueles que fizeram a diferença no cenário gastronômico são alguns dos objetivos do Madrid Fusión. Em 2013, 15 chefes mineiros irão à Espanha para mostrar um pouco mais dos sabores de Minas. Além dos representantes de casa, o renomado chefe brasileiro, e quarto melhor do mundo, Alex Atala, participará, pela segunda vez, do congresso.

Em agosto do ano passado, a comissão organizadora do festival veio até Minas para conhecer um pouco mais da cultura gastronômica do Estado. Durante um almoço oferecido pelo governador Antônio Anastasia, iguarias da culinária mineira foram apresentadas à comitiva. A autenticidade e a criatividade da nossa cozinha conquistaram os organizadores do evento e eles decidiram dar um destaque maior ao trabalhos dos chefes.

O Secretario de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, apontou a importância da participação do Estado no Madri Fusión. Para ele, o evento irá elevar o nome de Minas no cenário internacional, além de fomentar o turismo gastronômico. “Os produtos serão conhecidos internacionalmente e isso representa um incentivo maior para o fortalecimento da gastronomia mineira, o que irá, consequentemente, atrair mais turistas para o Estado”, disse.

Tipo exportação

Cachaça, café e pão de queijo farão as honras de Minas na Espanha. Além desses três protagonistas da culinária, outras iguarias serão apresentadas durante o festival: castanha de baru, licores de jabuticaba, pequi e baru e geleias. As frutas cultivadas na região de Jaíba, no norte do Estado, também serão destaque: manga palmer, banana prata, mamão formoso e limão taiti.

Dois estandes serão exclusivamente mineiros. Um deles, institucional, irá abrigar informações sobre o Estado e entidades parceiras. O outro, de produtos, apresentará aos participantes do evento alguns itens da cozinha mineira e produtos para degustação. O tema desta edição do Festival será “La Creatividad Continúa”, além dos chefes brasileiros, outros 41, de 13 países, participarão do evento. Outras informações estão disponíveis no site www.madridfusion.net.

Madrid Fusión 2013 / Divulgação

Madrid Fusión 2013 / Divulgação

Anúncios
Posted in: Gastronomia