Uma parada musical

Posted on 08/01/2013

0


Parceria entre Polícia Militar e Imprensa Oficial leva música para quem passa pela Avenida Augusto de Lima, no centro da capital.

As janelas frontais da Imprensa Oficial serviram de palco para a apresentação.

As janelas frontais da Imprensa Oficial serviram de palco para a apresentação.

Uma terça-feira chuvosa, com trânsito caótico e muito movimento no centro de Belo Horizonte. Cenário frequente da capital mineira, durante o horário de pico, mas com um toque um tanto quanto diferente para quem aguardava o ônibus na Avenida Augusto de Lima, região central da cidade. A primeira edição do projeto Imprensa Musical, parceria entre a Imprensa Oficial de Minas Gerais e a Polícia Militar, levou música para aliviar a tensão de quem enfrentou um longo dia, e ainda ia encarar um tráfego pesado até chegar em casa.

O sexteto de músicos da Polícia Militar de Minas Gerais transformou as janelas frontais da sede da Imprensa Oficial em palco para uma apresentação inusitada e muito agradável. De Roberto Carlos a Elvis Presley, passando por alguns estilos clássicos e, até mesmo, um pouco de sertanejo, nem mesmo as buzinas furiosas dos motoristas conseguiram abafar a banda. Do lado de dentro dos coletivos, pessoas paravam, mesmo que por pouco tempo, com olhares curiosos, para tentar ouvir se distrair um pouco com a apresentação.

“Eu perdi um ônibus enquanto ouvia a banda tocar. E estou torcendo para que o outro demore mais alguns minutos”, brincou a escrevente Cristina Marciano. A contadora Sandra de Fátima soube do evento por meio do jornal e resolveu fazer hora extra no trabalho só para prestigiar a apresentação da banda. “Eu, normalmente, saio da firma às 16h. Hoje, fiquei até mais tarde só por causa da banda. Sou apaixonada por música. Não sei se meu ônibus já passou, mas só saio daqui quando eles pararem de tocar”, disse.

Das janelas dos coletivos, quem voltava para a casa se surpreendeu com o sexteto.

Das janelas dos coletivos, quem voltava para a casa se surpreendeu com o sexteto.

Além de promover o trabalho musical realizado pela Polícia, o projeto cumpre a proposta de divulgar a Imprensa Oficial de Minas Gerais. “O prédio estava sujo, pichado e escondido. As pessoas passavam por aqui, todos os dias, mas não viam esse lugar importante para a cidade”, disse o diretor-geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz. Ainda de acordo com Ferraz, o projeto leva muito mais do que música para a população. “O cidadão, enquanto espera o ônibus ou, simplesmente, passa em frente ao prédio, ganha um pouco mais de cultura”, finalizou.

Com a parceria, a Polícia Militar pode ser vista de uma maneira diferente. A aposentada Maristela Dias se surpreendeu com o sexteto. “A gente sempre vê o trabalho “duro”, mas esquece que eles têm esse lado humano”. Para ela, as apresentações musicais “tinham que acontecer sempre”. O sargento Junior, integrante da banda, e com quase 30 anos de carreira, apontou a importância desse trabalho. “As pessoas começam a enxergar um lado diferente do policial, elas nos conhecem melhor e mudam alguma ideia ou conceito que tinham. Isso é muito gratificante para qualquer um”, declarou.

O projeto “Imprensa Musical” é uma parceria da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais com a Polícia Militar de Minas Gerais e será realizado na primeira e na terceira terça-feira de cada mês, nas janelas frontais do prédio da Imprensa Oficial, com músicos da Polícia Militar interpretando os grandes clássicos da música moderna de todos os tempos. Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site www.iof.mg.gov.br.

Fotos: Cristian Maia.

Anúncios
Posted in: Cidades