Exposição conta a história da Comunicação Social da prefeitura de Belo Horizonte

Posted on 11/12/2012

0


Peças do acervo do Arquivo Público da capital compõe a mostra que conta a trajetória das atividades de comunicação da cidade.

Acervo está exposto na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Acervo está exposto na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A história da Comunicação Social da prefeitura de Belo Horizonte é tema da exposição itinerante “Entre discursos e diálogos: registros da comunicação social na Prefeitura de Belo Horizonte”, lançada nesta terça-feira, 11, e que está em exibição no hall de entrada da Câmara Municipal, até 22 de fevereiro. Iniciativa da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a PBH, a mostra reúne um arquivo repleto de imagens históricas e que contam, um pouco mais, as ações desenvolvidas pelo setor de comunicação do município ao logo dos anos.

Apenas na década de 1940, a cidade passou a eleger seu prefeito, mas, nos anos 1920, ações no sentido de divulgar registros da atuação do poder público municipal eram executadas. A maioria dos arquivos apresentados compõe o Fundo “Assessoria de Comunicação Social do Município”, parte do acervo do Arquivo Público da capital. Composto por fotografias, peças publicitárias em formatos variados, jornais e revistas oficiais, acompanhamento de mídia, entre outros. Um conjunto histórico que reúne as atividades de comunicação da PBH.

Segundo o curador da exposição, Raphael Rajão, a mostra foi dividia em seis núcleos: performances de discurso; registros fotográficos; produção textual; arte gráfica; comunicação interna e opinião pública. A reunião de todo o acervou durou cerca de três meses, como destaca o curador, e, para ele, “todas as peças da mostra servem para destacar a contínua renovação pela qual o Arquivo Público tem passado. Além disso, nós criamos, com esta exposição, a oportunidade de divulgar o importante trabalho desenvolvido pela entidade”, disse.

As peças expostas são do Acervo Público da Cidade de Belo Horizonte.

As peças expostas são do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte.

A mostra “Entre discursos e diálogos: registros da comunicação social na Prefeitura de Belo Horizonte” inaugura a 8ª edição do projeto de mostras itinerantes do Arquivo Público, iniciativa que visa promover as imagens históricas da cidade e incentivar o cidadão a conhecer e pesquisar mais sobre o passado da capital mineira. Expostas em saguões ou áreas nobres dos prédios públicos, as mostras buscam compatibilizar os temas da exposição com os eventos ou serviços prestados pelo órgão.

De acordo com a diretora do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, Cintia Chagas Arreguy, a proposta de organizar mostras que possam “passear pela cidade é fundamental para que o arquivo se torne público, de posse do cidadão. As imagens, quando centralizadas, não refletem a missão do Arquivo, que é tornar viva a memória da cidade”, apontou. Ainda segundo Cintia, o APCBH “tem um valor muito grande de informação e, ao mesmo tempo, de prova. Não são apenas fotos da cidade, mas documentos antigos, plantas, contratos”, finalizou.

A exposição “Entre discursos e diálogos: registros da comunicação social na Prefeitura de Belo Horizonte” pode ser conferida no hall de entrada da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Avenida dos Andradas, 3,100 – Santa Efigênia. O horário de visitação é das 7h30 às 19h, de segunda a sexta, até o dia 22 de fevereiro. Outras informações pelo telefone (31) 3555-1122 ou no site http://www.cmbh.mg.gov.br.

Arquivos contam a história da Comunicação Social da PBH.

A exposição vai até 22 de fevereiro, no hall de entrada da CMBH.

Anúncios
Posted in: Cidades, Cultura