Dia D comemora os 110 anos de Carlos Drummond de Andrade

Posted on 31/10/2012

0


Data celebra toda a obra de Drummond com uma série de atrações por várias cidades brasileiras.

Em Belo Horizonte, a Livraria Mineiriana foi palco das comemorações dos 110 de Drummond.

Mineiro de Itabira, o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987)completaria 110 anos neste 31 de outubro. Para comemorar a data, e prestar homenagens a um dos maiores nomes da poesia brasileira, o Instituto Moreira Salles lançou, em 2011, o Dia D, uma forma de inserir no calendário cultural do país uma data para celebrar toda a obra de Drummond. Várias cidades brasileiras abraçaram a iniciativa e criaram programações para o dia. Em Belo Horizonte não foi diferente. A livraria Mineiriana ofereceu uma série de atrações para os admiradores do poeta.

Sarau, leitura de textos, apresentações de vídeos e depoimentos em homenagem a Drummond fizeram parte da programação do Dia D da capital. Quem compareceu à liveria Mineiriana pode conferir a exibição dos vídeos “Consideração sobre o Poema” (2011), que traz vários atores interpretando diversos poemas de Drummond; e “Uma pedra no meio do caminho – Biografia de um poema” (2010), que apresenta o clássico poema declamado em diferentes idiomas.

Após a exibição dos vídeos, a curadoria do evento organizou um debate para discutir a influência de Drummond em toda a poesia brasileira e como ele se tornou um dos maiores nomes do universo literário. Escritores que se dedicaram a estudar a obra do poeta também participaram do Dia D. Durante o debate, eles relataram como foi o processo de pesquisa para compor os trabalhos, a diversidade apresentada na obra de Drummond e a importância que o poeta sempre teve para a literatura brasileira.

Dia D pelo país… e pelo mundo

Além de Belo Horizonte, várias cidades promoveram a data. Rio de Janeiro, São Paulo, Itabira, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Recife – e até mesmo em Portugal. Na cidade do Porto, está sendo encenada nesta quarta-feira (31) e na quinta-feira (1º) a peça teatral “Cartas de Maria Julieta a Carlos Drummond de Andrade”, espetáculo idealizado pelo neto do poeta, Pedro Drummond, e concebido e interpretado pela atriz Sura Berditchevsky. A peça aborda a intensa relação de Drummond com sua filha e faz parte da programação cultural do Ano do Brasil em Portugal.

Foto: Rosângela Pereira

Anúncios
Posted in: Cultura