Mirante do Mangabeiras está de cara nova

Posted on 20/10/2012

0


Ponto turístico da capital estava em reformas desde março deste ano. Agora, o espaço conta com dois decks para a população desfrutar de uma das vistas mais privilegiadas de Belo Horizonte.

Após a reforma, o Mirante foi incorporado ao complexo do Parque das Mangabeiras.

Um dos pontos turísticos de maior destaque de Belo Horizonte, o Mirante do Mangabeiras, está de cara nova. O que era um espaço abandonado e perigoso na região sul da cidade, passa, agora, a integrar o complexo do Parque das Mangabeiras, outra grande atração turística da capital. Após um processo de revitalização, iniciado em março deste ano, o Mirante será devolvido à cidade com mais segurança, acessibilidade e conforto. A reinauguração do local ocorreu no último sábado, 20, e contou com a presença de políticos e moradores do bairro Mangabeiras.

Com a reforma, o Mirante, que conta com uma área total de 35.400 m², recebeu cercas que isolam os pontos em que o visitante pode ter uma visão privilegiada de toda a cidade. Além disso, dois decks de madeira, com cerca de 125 m² cada, foram instalados em diferentes níveis do espaço, para comportar mais visitantes. Logo na entrada, o visitante encontra uma guarita, banheiros públicos e bebedouro.

Uma rampa dá acesso ao primeiro deck e à praça principal com bancos, um novo passeio, jardim e vagas de estacionamento para os que possuem mobilidade reduzida. No segundo deck, local onde existia a antiga Rádio da Cidade, o visitante irá encontrar uma grande área gramada, plantas ornamentais e bancos, um ambiente propício para a contemplação e a convivência.

Agora, o Mirante conta com mais espaço para o visitante.

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, esteve na reinauguração do Mirante e destacou a importância que o local tem para a cidade. “É um espaço que estava abandonado, não tinha segurança para o visitante. Com a reforma, Belo Horizonte poderá desfrutar, novamente, desse maravilhoso cenário natural, que é a vista da nossa cidade”, disse.

O governador Antonio Anastasia reafirmou a importância da parceria entre os poderes estadual e municipal para as constantes melhorias na cidade, além da preservação do meio ambiente. “O governo do Estado e a prefeitura têm trabalhado em conjunto para proporcionar à população de Belo Horizonte uma cidade cada vez mais agradável de se morar e um espaço onde o verde será o nosso melhor cartão postal”, contou.

Além dos decks, o Mirante também possui uma praça de convivência.

A partir de agora, o Mirante do Mangabeiras passa a integrar o complexo do Parque das Mangabeiras e toda a sua administração ficará por conta da Fundação de Parques Municipais. Segundo o presidente interino da Fundação, Homero Brasil Filho, “a integração do Mirante ao Parque será fundamental para que os visitantes tenham mais segurança, conforto e possam aproveitar desse lugar maravilhoso”, apontou.

O novo Mirante do Mangabeiras funciona todos os dias, das 10h às 22h. A entrada é gratuita. Endereço: Rua Pedro José Pardo, 1.000, bairro Mangabeiras.

Fotos: Edy Fernandes

Anúncios
Posted in: Cidades