Exposição “A Gente Transforma” chega a Belo Horizonte

Posted on 26/09/2012

0


Projeto Fashion Tour traz para a capital mineira trabalho do designer Marcelo Rosenbaum, que reúne imagens do artesanato brasileiro e de pessoas e cenários que ajudam a formar nossa identidade cultural.

Marcelo Rosenbaum e Paulo Borges durante talk-show do Fashion Tour.

Um dos maiores nomes do design brasileiro, Marcelo Rosenbaum esteve no Boulevard Shopping na última quarta-feira, 26, para falar sobre a exposição “A Gente Transforma”, composta por peças e imagens em tecidos da comunidade de Várzea Queimada, Piauí. Ao lado do diretor artístico do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, Rosenbaum conversou com os convidados sobre moda, sustentabildiade, design e muito mais. O talk-show também marcou o lançamento de mais uma edição do projeto Fashion Tour, que fica em exibição no mall até 16 de outubro e contempla o trabalho de Rosenbaum.

Sucesso na temporada Verão 2013, do SPFW, a exposição “A Gente Transforma” reúne imagens do cotidiano da comunidade de Várzea Queimada, no Piauí. Casas, pessoas, animais e, principalmente, o artesanato local foram capturados pelas lentes da fotógrafa Tatiana Cardeal e, pela primeirva vez, podem ser vistas na capital mineira. Segundo Rosenbaum, a proposta da exposição é mostrar um Brasil que poucas pessoas conhecem. “É o artesanato, é o saber fazez e o como fazer que contam. Então, a gente quis interpretar, por meio das imagens e do cotidiano de toda aquela gente, um Brasil que, por incrível que pareça, é muito novo”, disse o designer durante o talk-show.

Curador do projeto Fashion Tour e diretor artístico do SPFW, Paulo Borges também exaltou o resgate das tradições brasileiras no trabalho de Rosenbaum. “Essas imagens têm tudo a ver com moda, mas de uma maneira absolutamente nova. Muito tem se questionado sobre quem é e quem o Brasil quer ser no mundo fashion. O Rosenbaum, por meio dessas imagens, dessa pesquisa, nos mostra um país que é incrivelmente rico em sua própria cultura e essência. O artesanato, as pessoas, o cotidiano que a gente vê nas fotos são o retrato de quem nós somos. E isso é moda porque deixa bem clara a nossa identidade”, disse.

Iniciativa que usa o design para explorar a alma brasileira, o projeto “A Gente Transforma” tem como principal objetivo inserir o artesanato no mercado brasileiro e internacional de decoração. Envolve diretamente comunidades tradicionais do interior do Brasil e apresenta oportunidades para um novo negócio social. O resultado é a criação de coleções exclusivas, esteticamente avançadas e que valorizam o design de raiz. O trabalho de Rosenbaum, além de estar exposto na Praça de Eventos do Boulevard Shopping (Piso L1), pode ser conferido na edição 31 da revista ffwMag! que, desta vez, fala traz Marcelo Rosebaum como editor convidado, além de dedicar várias páginas ao projeto do designer.

Outras informações estão disponíveis no site do Boulevard Shopping: www.boulevardshopping.com.br.

Anúncios
Posted in: Moda