Noite Branca leva 100 mil pessoas ao Parque Municipal

Posted on 15/09/2012

0


Primeira edição do evento na América Latina reuniu uma série de atrações culturais no tradicional parque da cidade. Durante 12 horas, os visitantes puderam vivenciar uma noite repleta de arte, música e diversão.

Segundo a organização, cerca de 100 mil pessoas visitaram o Parque Municipal entre 18h da sexta-feira e 6h do sábado.

Mais tradicional área de lazer de Belo Horizonte, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti foi palco de um evento inédito na América Latina, o Noite Branca. Reunindo intervenções artísticas, apresentações musicais, peças teatrais e exibições de curtas-metragens, o Noite Branca proporcionou 12 horas ininterruptas de atrações culturais para cerca de 100 mil pessoas que estiveram no Parque Municipal entre as 18h de sexta-feira, 14, e 6h do sábado, 15.

A abertura do evento ocorreu no Grande Teatro do Palácio das Artes, que também integrou o roteiro cultural do evento, com apresentações do músico Arnaldo Baptista durante a exibição do filme “Viagem à Lua”, de George Méliès. O ex-Mutante preparou uma trilha exclusiva para a película. O público também pode conferir alguns trabalhos que fazem parte da programação do FestCurtasBH, festival internacional de curtas que é atração na cidade até 23 de setembro.

As obram encantaram o público que visitou o Parque.

As obras expostas convidavam o público a conhecer partes não utilizadas do Parque.

A curadoria do evento selecionou cerca de 60 artistas para desenvolver obras que se comunicassem com o conceito de ocupação do espaço urbano. Trabalhos que convidavam o público a interagir com a arte e, ao mesmo tempo, conhecer partes do Parque pouco exploradas pela maioria dos visitantes, tornaram o cenário noturno muito mais atrativo. “Nunca vi o Parque Municipal tão bonito. Parece que é outro lugar”, disse o advogado Arthur Nunes.

Várias bandas se apresentaram durante o Noite Branca.

Música e teatro ocorreram em vários pontos. O coreto, por exemplo, recebeu a Big Band do Palácio das Artes, o duelo de MC’s, Grupo de Choro do Palácio das Artes entre outros. A estudante Aline Gonçalves veio para acompanhar as atrações musicais. “Eu troquei a balada de hoje pela Noite Branca. Eu já sabia que a programação musical ia ser excelente. E a melhor parte disso tudo é que é de graça”, contou.

Cerca de 60 artistas desenvolveram trabalhos para compor o cenário noturno do Parque Municipal.

Gastronomia e diversão também estiveram presentes. Uma área para refeições foi montada próxima aos brinquedos do parque que também funcionaram durante a Noite Branca. Para quem quis visitar o Parque acompanhado da família, caso do empresário Gustavo Diniz, não faltaram opções. Depois que os filhos andaram na roda gigante, ele tirou um tempo para provar alguns pratos elaborados por jovens chefes. “É algo que a gente não vê todo dia, né? Tenho o costume de trazer meus filhos aqui aos domingos, mas, assim à noite, é outra coisa. É tudo diferente, mais bonito, mais gostoso. Poderia acontecer mais e mais vezes”, apontou.

Sobre o Noite Branca

Os espaços do Parque Municipal foram ocupados por diversas intervenções artísticas.

Noite Branca é uma expressão originada na Rússia e nos países nórdicos, e refere-se ao fenômeno do crepúsculo permanente, em que a noite não chega a ficar escura. Posteriormente, o termo foi adotado em uma série de eventos em várias localidades do mundo para celebrar uma noite dedicada às artes. A edição mineira conta com direção artística de Paulo Pederneiras e curadoria de Fernando Maculan, Francisca Caporali e Ricardo Portilho.

Segundo a Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, “com o Noite Branca, a proposta é oferecer ao público de Belo Horizonte uma rica experiência cultural e, ao mesmo tempo, propor novas formas de ocupação do espaço urbano. Por meio de uma programação artística intensa, queremos que o cidadão participe e se aproprie de espaços como o Palácio das Artes e o Parque Municipal, com novas possibilidades de utilização em um horário não convencional”, enfatizou.

Anúncios
Posted in: Cidades