Longa Área Q tem pré-estreia em Belo Horizonte

Posted on 04/04/2012

0


Misturando elementos da Ufologia e do Espiritismo, ‘Área Q’ é uma ambiciosa coprodução Brasil/Estados Unidos que aguça a curiosidade do espectador sobre vida extraterrestre e traz uma mensagem de esperança para a humanidade.

Murilo Rosa é um dos protagonistas do longa.

O ator Murilo Rosa esteve em Belo Horizonte na última quarta-feira (4), em um shopping da capital, para a pré-estreia do longa metragem ‘Área Q’, uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos e que tem como tema central a aparição de objetos voadores não identificados (Óvnis) nas cidades de Quixadá e Quixeramobim, no Ceará. Além de Murilo Rosa, o filme tem no elenco nomes como Thomas Mathews e Tania Khalill. A pré-estreia contou com a presença do diretor da película, Gerson Sanginitto, e o diretor da Estação Luz Filmes, Eduardo Girão.

Protagonizado pelo ator norte-americano Isaiah Washington, mais conhecido pelo papel de Dr. Preston da série Grey’s Anatomy, o filme conta a história do jornalista Thomas Mathews (Washington), premiado repórter que se encontra em um dilema entre vida pessoal e profissional após o misterioso desaparecimento de seu filho Peter (Jordan Jones). Ao ser enviado ao Brasil para uma cobertura sobre casos de avistamentos de Óvnis, o jornalista irá conhecer histórias impressionantes e acabará obtendo explicações sobre o destino de Peter.

No sertão cearense, Thomas começa a ter contatos com seres de outro mundo, embora resista em acreditar no que tem testemunhado. Auxiliado pelo guia local, Eliosvaldo (Ricardo Conti), ele conhece o fazendeiro João Batista (Murilo Rosa), peça-chave para o entendimento dos fenômenos em atividade, que desafiam seu ceticismo. Ao mesmo tempo, Thomas se envolve com a investigadora Valquíria (Tania Khalil), que também tenta descobrir os mistérios que envolvem a Área Q.

Murilo Rosa (esquerda), Gerson Sanginitto (centro) e Eduardo Girão (direita).

Com enredo envolvente, Área Q é uma dos primeiros longas a apostar na ficção científica. Segundo o diretor do filme, Gerson Sanginitto, a ideia de rodar a história partiu de um desejo antigo. “Sempre tive essa vontade de misturar elementos de ficção científica e espiritualismo”, disse. Formado em cinema pela California State University, Sanginitto foi produtor de sete filmes em Hollywood e dirigiu curtas premiados ao redor do mundo. Pouco acostumado com a produção nacional, Gerson revelou que o filme será um desafio. “É um tema que o nosso cinema não aborda muito, mas tomamos o cuidado de não deixar o filme cair no ridículo, já que é uma ficção científica brasileira, e o público ainda não está familiarizado com isso”, contou.

Participando pela primeira vez de um trabalho internacional, o ator Murilo Rosa disse que se sentiu atraído pelo projeto devido à sua “mensagem de bem que o filme passa. É uma ideia muito interessante misturar elementos de ficção científica e espiritualidade. O público vai poder conferir um trabalho original do cinema brasileiro, além de repensar o próprio papel no mundo de hoje, já que a mensagem que o filme passa nos faz refletir sobre nossa passagem aqui na Terra”, apontou Murilo.

Intercâmbio e investimento para a produção nacional

Além do conhecimento do diretor Gerson Sanginitto, Área Q contou com equipamentos de ponta para sua realização, o que ajudou a capturar a beleza natural e as formações rochosas que compõem o cenário do sertão cearense. Cerca de R$ 3 milhões foram investidos na produção, que tem filmagens nas cidades de Quixadá e Quixeramobim e sequências em Los Angeles, nos Estados Unidos. Essa nova experiência chamou a atenção da Estação Luz Filmes, produtora cearense. Segundo o diretor da Estação, Eduardo Girão, o enredo original e a abordagem espiritual da película também despertaram o interesse da produtora. “Além de ser uma novidade para o público brasileiro, o filme passa uma mensagem transformadora, que tem tudo a ver com os conceitos espiritualistas que já são marca do nosso trabalho”, afirmou.

Área Q chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 13 de abril, com distribuição da Califórnia Filmes e da rede Telecine (por meio do selo Telecine Productions), que já emplacou sucessos internacionais como “Tropa de Elite 2”. Mais informações estão disponíveis no site do filme.

Filme chega aos cinemas de todo o país em 13/4.
(divulgação)

Assista ao trailer

Anúncios
Posted in: Cultura