Feira especializada em formatura movimenta o Expominas

Posted on 27/03/2012

0


No último final de semana, cerca de 12 mil estudantes foram conferir as novidades da feira.

Um mini-trio elétrico, pista de dança com telões de led e até fazer parte de um vídeo clipe divertido são apenas algumas das novidades apresentadas na Informando 2012. O evento, que é a maior feira de formatura e oportunidades do país, ocorreu no último final de semana, nos dias 23, 24 e 25 deste mês, no Expominas, e reuniu alunos, comissões de formatura e empresas especializadas para apresentar ao público o que há de melhor e mais moderno para os formandos.

Em sua 13ª edição, a feira é uma oportunidade para alunos e representantes de comissões encontrarem, em um só local, tudo para organizar, sem muita dor de cabeça e sem gastar muito, um dos momentos mais esperados por qualquer estudante: a formatura. A expectativa de público para os três dias de evento é de mais de 12 mil visitantes e cerca de 2 mil comissões de formatura dos ensinos fundamental, médio e superior.

As empresas oferecem produtos cada vez mais sofisticados para atender as exigências dos formandos.

“Os formandos estão cada vez mais exigentes e sofisticados. Esta é a oportunidade ideal para quem busca por facilidade, segurança e serviços de qualidade para organizar a formatura”, disse o organizador da feira e diretor da Parma Eventos, Steffan Palhares. Ainda segundo Steffan, foi a própria exigência dos formandos que levou a organização a pensar em uma diversidade maior de serviços ofertados durante a feira.

A estudante Marcela Lopes, que visitou a feira no domingo (25), último dia do evento, pesquisou bastante para encontrar os melhores preços. “A gente não está querendo gastar muito, mas não podemos deixar esse momento passar em branco. Por isso é que vale a pena procurar pelo melhor preço”, contou. O baile de formatura da turma de Marcela vai sair por quase 50 mil reais, valor que a estudante considera “razoável. Também não dá para querer economizar demais e fazer uma festa ‘nas coxas. É um momento único, por isso a gente precisa pensar bem’”, completou.

Ao contrário de Marcela, há quem esteja disposto a abrir mão dos luxos que um baile de formatura tem. A turma da estudante Fernanda Lacerda vai desembolsar 600 mil reais. “A gente contratou Buffet japonês, arranjos aéreos, o baile vai durar até as 8h da manhã. É muita coisa. E cada centavo vale a pena quando o assunto é a nossa formatura”, apontou.

A Informando também movimenta diversos setores da economia.

Segundo o diretor financeiro da Vertical Vert Eventos, Robson Terra, a formatura movimenta muitos setores da economia e gera vários empregos, pois são demandados diversos profissionais, como decoradores, cerimonialistas, profissionais de estrutura e iluminação, buffets, manobristas, barmen, fotógrafos, cinegrafistas e muitos outros. ”Atendemos até 16 formaturas por semestre e temos 35 profissionais entre empregados e temporários que contratamos nos períodos mais aquecidos”, avaliou.

Sobre a Informando 

A primeira Informando foi realizada em 2000, no Iate Tênis Clube, e contou com a presença de 23 expositores. Na ocasião, compareceram 300 comissões de formatura, o que totalizou 1,2 mil visitantes. Após mais um ano no Iate, o evento escolheu como sede para sua terceira edição o Multiplace. No ano de 2003, em sua 4ª edição, devido ao crescimento do mercado e da própria feira, a Informando passou a utilizar as instalações da Serraria Souza Pinto.

Em 2009, quando recebeu 1,5 mil comissões de formatura, a feira, mais uma vez, procurou um espaço que atendesse a crescente demanda, sendo realizada no Expominas. Para 2012, a previsão de público foi de receber mais de 10 mil visitantes e movimentar em média R$ 2 milhões em negócios. Outras informações e datas dos próximos eventos estão disponíveis no site da feira.

Anúncios
Posted in: Cidades, Economia