Aspan promove feira de adoções no Boulevard Shopping

Posted on 15/03/2012

2


A família Ávila ganhou dois membros: Sissi e Spike.

O empresário Marco Antônio Ávila perdeu, recentemente, sua cadela Julie, que tomava conta do sítio dele em uma região afastada da capital. Sem ter um “guarda“ para a propriedade, Marco não pensou duas vezes e tratou de encontrar não apenas um, mas dois vigilantes. Agora, Spike e Sissi fazem parte da família Ávila. “Decidi levar logo dois porque não valia a pena adotar somente um e deixar o animal sozinho no sítio”, disse. Histórias como a de Márcio representam uma vitória para a Associação Sabarense de Proteção aos Animais e à Natureza(Aspan), que sempre promove feira de adoções de animais em Sabará e, também, Belo Horizonte. O encontro entre o empresário e seus novos amigos aconteceu em mais uma dessas feiras promovida pela ONG, em parceria com o Boulevard Shopping.

Fundada há dez anos, a Aspan, que atua principalmente na região de Sabará, funciona como uma casa de passagem para os animais. Segundo uma das fundadoras da organização, Márcia Barbosa, o objetivo é recolher animais de rua, realizar processo de castração – evitando, assim, que eles se multipliquem – e organizar feiras de adoção. “O trabalho da Aspan prioriza a castração do animal. Imagine que um cachorro de rua tem cinco filhotes. Esses filhotes crescem, cruzam e aumentam a população de animais de rua na cidade. Nós não fazemos o trabalho de recolhimento de animais, não temos verba para isso, mas a castração, que é um processo gratuito e seguro, nós fazemos, sim”, explica.

Cerca de 35 animais, entre cães e gatos, estarão disponíveis para adoção.

Cardiologista, Márcia se divide entre a carreira de médica e o amor que sente pelos animais. “É uma paixão que eu tenho desde não sei quando”, brinca. A ONG, que vive por meio de doações e ajuda de voluntários, realiza, a cada dois meses, uma feira de adoções de animais. Segundo Márcia, os locais escolhidos para organizar as feiras sempre são os shoppings que “oferecem muito apoio e se disponibilizam para ajudar o nosso trabalho”, disse. Ainda de acordo com a cardiologista, a feira do Boulevard Shopping é a sexta realizada pela Aspan. “Uma das vantagens de se fazer a feira num shopping é a quantidade de pessoas que passam por lá todos os dias. Isso dá mais visibilidade para nossa causa, e, também, coloca o shopping em uma posição muito bacana, a de empresa cidadã”, aponta.

A ONG conta, principalmente, com a ajuda de voluntários para realizar as feiras.

Até hoje, a ONG já conseguiu um lar para mais de 300 cães e gatos. E, a cada feira realizada em shoppings, cerca de 60 animais ganham um lar. Sem fins lucrativos, a Aspan conta somente com doações e ajuda de voluntários. Uma das mais ativas na Associação é a estudante Elen Monteiro. Há um ano na Aspan, Elen pretende cursar Veterinária. Para ela, os trabalhos realizados na ONG serão fundamentais para sua futura profissão. “Lido quase que diariamente com os animais. Alguns chegam bem doentes, maltratados, com sarna. Então, acabo aprendendo um pouco sobre doenças. Penso que isso já vai me preparando para o curso”, afirmou.

A voluntária Elen Monteiro sonha em ser Veterinária.

Além de aproveitar o trabalho na ONG como uma forma de estudo extra, Elen explica que as atividades também são voltadas para o acompanhamento de adoções. “Sempre que conseguimos um dono para um animal, nós fazemos esse trabalho de monitoramento. Ligamos para a casa da pessoa após três semanas para saber se está tudo bem com o animal, se o dono está tendo dificuldades para cuidar dele”, explica. Esse monitoramento realizado pela Aspan é fundamental para garantir que o animal não volte para a rua, mesmo após ser adotado. Segundo Márcia, “muita gente acha bonitinho, fofinho, mas se esquece de que um cachorro ou um gato exigem cuidados, demandam tempo e uma série de obrigações. A Aspan faz esse acompanhamento pós-adoção justamente para garantir que a pessoa vai cuidar bem de um ser que já sofreu muito”, apontou.

Ana Cristina adotou o filhote para fazer uma surpresa para a filha Letícia.

A atendente de caixa Ana Cristina Silva vai passar por todo esse acompanhamento. Assim como o empresário Marco Antônio, ela adotou um filhote e pretende fazer uma surpresa para a filha Letícia, de sete anos. “As meninas que trabalham comigo me falaram sobre a feira. Na hora, eu pensei em passar por aqui e fazer uma surpresa para a Letícia. Ela vai adorar, é doida com cachorro”, contou. Antes de levar o filhote para casa, Ana passou por uma entrevista com os voluntários da ONG. A entrevista analisa se o adotante tem o perfil para levar um animal para casa. Ana aprovou a iniciativa. “Não é só pegar e levar, né? É legal ver esse trabalho responsável. Tem muita gente que adota ou compra um bicho e acha que é brinquedo, mas não é assim. Tem que cuidar, dar de comer, é um monte de responsabilidade”, disse.

Iniciativa social

Para o gerente de Marketing do Boulevard Shopping, Daniel Vieira, a feira parte da proposta do shopping de se envolver com a comunidade, em ações de responsabilidade social e de cunho ambiental. Destaca, entre essas ações, a coleta seletiva implantada pelo shopping em alguns setores, arrecadação de alimentos em vários eventos, campanha de solidariedade às vítimas da chuva, promoção de seção de cinema para carentes da região no Dia das Crianças e realização de atividades recreativas visando à conscientização do público em relação ao meio ambiente e ações sustentáveis.

A Feira ocorre no Piso G1 do Shopping até o dia 18 deste mês.

Na feira, estarão disponíveis cerca de 35 animais por dia, entre cães e gatos adultos e filhotes, que já são vacinados e vermifugados e, no caso das fêmeas, também castradas. Quem quiser levar um bichinho para casa deve ter idade superior a 18 anos e apresentar RG e comprovante de residência. Além disso, é necessário participar de uma entrevista e preencher um termo de adoção. A feira vai até o dia 18 deste mês, de quinta a sábado, das 12 às 19h; e domingo, das 12h às 17h, no estacionamento G1 do shopping. Outras informações nos telefones (31) 2571-7538 e (31) 2571-7539 ou no site do mall.

Fotos: Regina Perillo

Anúncios
Posted in: Mundo Animal