Casa dos Quadrinhos expõe originais da HQ

Posted on 22/12/2011

0


O público poderá conferir trabalhos nacionais e internacionais.

Até o dia 31 de janeiro, está em exposição na Casa dos Quadrinhos a Mostra HQs Originais, que reúne 31 desenhos de 28 artistas, nacionais e internacionais e explora o fantástico mundo dos super-heróis. A coleção, que reúne cerca de 200 imagens, vem sendo formada desde o fim dos anos 1990, por meio da troca de obras ou da compra de trabalhos e várias imagens vieram do álbum da própria Casa dos Quadrinhos. Um dos destaques vai para o trabalho de John Buscema(11/12/1927 –10/1/2002), um dos principais desenhistas da Marvel Comics durante o período de crescimento da editora e que ficou conhecido pelo seu trabalho nas revistas dos Vingadores, Surfista Prateado, Quarteto Fantástico e Thor.

Há trabalhos de famosos cartunistas do universo dos quadrinhos, todos originais.

Raridade e fantasia se misturam na Mostra HQs Originais. Além do trabalho de Buscema, o visitante poderá conferir preciosidades como duas páginas de Steve Dillon, que desenhou a revista Preacher, publicação da respeitada editora americana Vertigo; um trabalho de Bill Sienkiewicz, conceituado autor dos anos 1980; ou desenho de Mike Mignola, o criador do Hell Boy. Segundo o curador da Mostra, Cristiano Seixas, o objetivo é aproximar o público do universo dos quadrinhos, mas de uma maneira diferente. “Nossa proposta é fazer com que os visitantes conhecem o processo de criação dos trabalhos. Muitos conhecem o trabalho final, mas o traço do artista, o esboço, não”, disse.

A Mostra está na Casa dos Quadrinhos, até 31 de janeiro.

Entre os artistas selecionados, há os mais diversos estilos, desde criadores do interior de Minas Gerais, a cartunistas mais “cosmopolitas”, nascidos em grandes centros que respiram quadrinhos, como Los Angeles (EUA). A maioria deles já passou ou é contratada por grandes editoras, como Marvel Comics, DC, Dark Horse, Image, Wizard, possuindo bastante experiência na área. A diversidade de cartunistas, segundo Cristiano Seixas, é uma maneira de mostrar ao público que há espaço para qualquer tipo de trabalho no mundo dos HQs. “Muitos jovens acham que é sonho inatingível chegar ao nível de grandes mestres dos quadrinhos. Essa exposição comprova que é possível”.

A Mostra Mostra HQs Originais vai até o dia 31 de janeiro, na Casa dos Quadrinhos, (Avenida João Pinheiro, 277, Funcionários). O espaço fica aberto ao grande público, de segunda a sábado, com entrada gratuita. Outras informações pelo telefone (31) 3212-7829 ou no site da Casa dos Quadrinhos.

Fotos: Warley Assis

Anúncios
Posted in: Cultura