Livro conta a história do município de Joaíma

Posted on 20/12/2011

1


O livro é um guia histórico completo sobre a cidade de Joaíma.

A saga de homens e mulheres que fizeram, e ainda fazem, parte de uma das regiões mais encantadores do Vale do Jequitinhonha é narrada, página a página, no livro “Joaíma Conta sua História”, de Emirani Quaresma. A obra é referência para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre o município fundado em 1948, seus costumes, tradições e outras curiosidades da cidade que está localizada cerca de 700 quilômetros da capital. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (20), na Galeria de Arte da Assembleia, e reuniu amigos da autora e personalidades joaimenses.

O livro enfoca o período que vai desde o início do século XVI, com a chegada de entradistas vindos de Porto Seguro-BA para as terras onde mais tarde seria construída a cidade, até os dias atuais. Segundo Emirani, “escrever o livro foi um processo longo. Por dois anos, fiz uma vasta pesquisa na cidade”, disse. O leitor terá, ainda, momentos de entretenimento ao conhecer curiosidades sobre a localidade, o comportamento social e os sentimentos das pessoas.

De acordo com Emirani, o livro, além de contar a história de sua própria cidade, representa um momento marcante na vida dela. “Saí de Joaíma quando era muito nova. Fiz minha vida aqui em Belo Horizonte e, depois de muito tempo, decidi que era hora de voltar para casa, me reencontrar com minha história. Fui fazendo pesquisas, visitando amigos antigos, conversando com moradores da cidade. Tudo isso me ajudou muito no processo da escrita”, afirma.

"É a nossa história que está sendo contada e isso é muito gratificante", Flávio Leal, prefeito.

O prefeito de Joaíma, Flávio Leal, também compareceu ao lançamento do livro e disse que é um momento muito importante para a cidade e destacou o empenho da autora durante o trabalho. “Emirani colocou cada detalhe de nossa cidade nessa obra. Além de um excelente livro para leitura, é um ótimo material para pesquisa”, apontou. E a autora concluiu “a cidade está em festa, todo mundo sentiu orgulho quando o livro ficou pronto. É a nossa história que está sendo contada e isso é muito gratificante”, concluiu.

Fotos: Elmo Gomes

Anúncios
Posted in: Literatura