Livro discute a trajetória de Tancredo Neves na mídia

Posted on 19/12/2011

0


A sessão solene ocorreu na CMBH e reuniu autores do livro.

Foi lançado no último domingo (18) o livro Tancredo Neves – A travessia midiática, obra organizada pelas professoras Nair Prata (UFOP) e Wanir Campelo (Uni-BH), que reúne 17 artigos acadêmicos de 26 pesquisadores de vários Estados brasileiros. Os trabalhos refletem sobre a relação instigante que o ex-presidente teve com o cenário midiático do país. Para o lançamento, houve sessão solene na Câmara Municipal de Belo Horizonte que contou com a presença das organizadoras do livro e autores.

Tancredo Neves – A travessia midiática é um estudo complexo sobre a trajetória marcante do político em jornais impressos, rádio, televisão e a imprensa em geral. Segundo a professora Nair Prata, “a história do presidente, em todas as suas dimensões, inseriu indelevelmente o nome Tancredo Neves no acontecimento midiático. Para, além disso, a mitificação da figura do presidente também é analisada à luz das teorias que tentam entender o processo”, disse.

Os pesquisadores abordam vários momentos de Tancredo na mídia.

Já a professora Wanir Campelo explicou que o livro foi ganhando corpo à medida que chegavam artigos dos pesquisadores, cada um com um olhar diferente da relação de Tancredo com a imprensa. “Com o tempo, fomos reunindo os trabalhos e percebemos que cada um tinha uma visão sobre quem foi Tancredo Neves dentro da mídia. Isso será uma ótima oportunidade para que o leitor tire suas próprias conclusões e não tenha apenas uma visão”, explicou.

Nair Prata (esq.) e Wanir Campelo (dir.), organizadoras do livro.

Os artigos reunidos no livro podem ser agrupados por temáticas. Alguns autores optaram por falar sobre o mito Tancredo Neves na mídia. Já outros pesquisadores se dedicaram aos estudos da vida do ex-presidente no rádio e na TV. E há, também, textos que abordam o papel dos jornalistas tanto na cobertura da morte de Tancredo quanto na construção da identidade mineira, sob o ponto de vista da imprensa.

Anúncios
Posted in: Literatura