Peças do Museu de Artes e Ofícios ilustram as capas das listas Guiatel

Posted on 18/08/2011

0


O acervo do Museu de Artes e Ofícios (MAO) será capa da edição 2011/2012 das listas telefônicas Guiatel. O lançamento dos temas ocorreu na última quarta-feira (17), na sede do MAO, na Praça da Estação, e contou com a presença dos sócios do Guiatel, entre outras autoridades mineiras. Para esta temporada, a empresa pretende difundir a história, riqueza e produção trabalhista do Estado ao ilustrar suas capas com imagens que representam as tradições e a cultura de Minas Gerais.

No total, 29 peças ilustram as capas das listas telefônicas. O trabalho, assinado pelo fotógrafo Daniel Mansur, destaca a evolução de diversos ofícios, com a apresentação de objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. Segundo o diretor-presidente do Guiatel, Wilson Melo Lima, as capas criam uma perspectiva diferente do MAO e provocam a curiosidade das pessoas. “Há dez anos temos escolhido temas que estão relacionados a Minas. Como as listas também são distribuídas em outros Estados, isso promove a imagem de Minas lá fora”, disse.

A presidente do Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), Angela Gutierrez, destacou a importância da parceria firmada entre MAO e Guiatel. “Quando se fala em museu, as pessoas pensam em algo antigo, velho. As peças do MAO, ilustrando as capas das listas telefônicas, representam, ao mesmo tempo, a história da frente trabalhista do nosso Estado e um convite para que o público conheça um pouco mais desse museu tão importante para a cidade”, disse.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura Tais Pimentel também esteve presente no evento e elogiou a parceria. Para ela, a iniciativa colabora para divulgar o acervo do Museu de Artes e Ofício ao mesmo tempo em que desperta o interesse do público por uma visita ao local. “O trabalho do Guiatel valoriza o nosso patrimônio cultural. É uma ação simples, mas que trabalha com imagens belas e que instigam a curiosidade de quem as vê”, declarou.

Outros projetos de capas já elaborados pelo Guiatel foram: paisagens de Minas, flores do cerrado ameaçadas de extinção, pintores mineiros, mamíferos em extinção, aves mineiras, artesanato, orquídeas, cachoeiras da Estrada Real entre outros. Recentemente, a empresa disponibilizou todo o conteúdo das listas na internet, reunindo mais de 500 mil dados que podem ser atualizados diariamente. O novo investimento da empresa também possibilita que o internauta tenha acesso ao arquivo de capas já produzidas ao visitar o site do Guiatel.

Fotos: Warley Desali

Confira aqui as capas das listas 2011/2012:

Fotos: Daniel Mansur

Anúncios
Posted in: Cidades, Cultura