Bienal do Livro de Minas 2012 trará novidades para o público jovem

Posted on 30/06/2011

0


De 18 a 27 de maio de 2012, o Expominas será palco do maior encontro literário do Estado.

Ocorreu na última quarta-feira (29), o lançamento da 3ª edição da Bienal do Livro de Minas, no Museu Histórico Abílio Barreto. O evento apresentou as novidades para o encontro do próximo ano. Na ocasião, houve uma sessão especial do Café Literário, com o tema “A importância da literatura na vida cotidiana”, que contou com a participação dos escritores Miguel Sanches Neto e Jaime Prado Gouvêa, que também é editor do Suplemento Literário de Minas Gerais. O debate foi mediado pela curadora Guiomar de Grammont.

sessão especial do Café Literário, com o tema “A importância da literatura na vida cotidiana”.

De 18 a 27 de maio de 2012, o Expominas será palco do maior encontro literário do Estado. Organizada pela Fagga Eventos, em parceria com a Câmara Mineira do Livro, a 3ª edição da Bienal do Livro de Minas terá, além das atrações que fizeram sucesso em edições anteriores, como o Café Literário, principal centro de debates literários; Atividades Infantis, que tem por objetivo estimular o contato das crianças com a literatura por meio de canções e contação de histórias; Visitação Escolar, programa de sucesso que incentiva a visitação de alunos da rede pública de ensino; e a Goleada Literária, sessão especial que discute obras sobre futebol.

A novidade para este ano é a criação do Território Jovem, um espaço exclusivo para a literatura infanto-juvenil, que foca no público de 12 a 18 anos. Segundo o presidente da Câmara Mineira do Livro, Zulmar Wernke, o “Território é um espaço para todos os jovens que estão descobrindo a literatura a partir de obras que viraram fenômeno, como Harry Potter”, afirmou. Ainda de acordo com o presidente, a criação desse local vai beneficiar muitos autores que optam por escrever para esse público. “Nosso objetivo é privilegiar a formação de novos leitores, que sempre foram uma dúvida para nós e, nesta edição, esse público vai ter um espaço para se identificar com a leitura”, concluiu.

Para este ano, a organização da Bienal investiu mais de R$ 222 mil para atrair mais visitantes.

Em 2010, cerca de 250 mil pessoas passaram pelo Expominas ao longo de 10 dias de evento. Segundo o diretor da Fagga Eventos, Gabriel Palumbo, as expectativas para o próximo ano são as melhores. “Esperamos ter um crescimento de 31% de público em relação à edição passada. Por isso, vamos investir muito em divulgação.” Ainda segundo Gabriel, os investimentos devem ter um aumento de 20% (cerca de R$222 mil), que, de acordo com o diretor da Fagga, são apenas valores simbólicos, já que a importância da Bienal para o Estado não pode ser mensurada em números. “Investir em cultura é sempre gratificante. Aqui em Minas, principalmente. É um Estado intelectualizado e que consome literatura de uma maneira louvável”, disse.

Outras informações sobre a Bienal do Livro de Minas 2012 estão no site oficial do evento.

Fotos: Warley Desali

Anúncios
Posted in: Cultura, Literatura