Repórter do povo

Posted on 13/04/2011

0


Olá! Tecnologia sempre é bom né. Os Milagres que podemos fazer são incríveis. Se você tiver uma câmera na mão e uma idéia na cabeça, aí é que você acredita mesmo que é Deus. 

Por falar em câmera, vídeo e idéia… os vídeos amadores estão virando febre. Se houver um acidente de trânsito então… aí é aquela festa de celular filmando tudo, tudo mesmo. 

Isso nos faz lembrar de um tema bem discutido ultimamente: o Jornalismo Colaborativo. Hoje todo mundo pode divulgar uma notícia. Basta ter uma câmera na mão e pronto!  


Esta questão do Jornalismo Cidadão, ou Colaborativo já é tão forte entre os veículos de comunicação que alguns deles até disponibilizam espaço para os telespectadores mandarem os próprios vídeos. 


Pegando carona nessa mesma febre, o YouTube criou um canal para o jornalismo feito pelos usuários do site: o YouTube Direct. 


Segundo a coluna de tecnologia do portal O Globo, o site de vídeos da Google já fechou parcerias com o NPR, Politico, The Huffington Post e The San Francisco Chronicle. 


Qual a vantagem dessa nova ferramenta? Se um usuário possui um vídeo que julga interessante, fica mais fácil para os jornalistas entrarem em contato com ele por meio desse novo canal. 


Steve Groove, chefe de notícia e política do YouTube diz que “o YouTube Direct não é uma forma de gerar receita, seja para o YouTube ou para os seus usuários. É um incentivo para o envio de grandes vídeos, por conta do reconhecimento que você ganha de legítimas empresas de notícias”.


Será que agora todo mundo vai mesmo acreditar que pode ser jornalista? Vídeo na rede é o que não vai faltar.


Vamos aguardar para ver.

Anúncios
Posted in: Tecnologia