2º Festival Gastronômico do Mercado Central celebra a cozinha mineira

Posted on 13/04/2011

0


O evento conta com programação variada e pretende promover a culinária do Estado.

Quem é mineiro sabe o que torna a gastronomia do estado tão especial. E só quem é de Belo Horizonte sabe o significado do Mercado Central, um dos pontos turísticos mais famosos da capital, e que neste ano comemora seu 81º aniversário. E qual a melhor forma de comemorar essa data tão especial? Um festival gastronômico para promover os sabores e os profissionais da cozinha mineira, é claro. Ocorre entre 15, 16 e 17 e 22, 23 e 24 de outubro, a 2ª edição do Festival Gastronômico do Mercado Central, um evento que, além de celebrar as tradições da culinária mineira, vai contar com uma série de cursos ministrados por técnicos do Senac, palestras e oficinas com grandes chefs do Estado, mostra de produtos e serviços, concurso de novos talentos para os alunos do curso de Gastronomia da faculdade Estácio de Sá e uma Arena Gastronômica, o Boteco Bohemia. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições podem ser feitas no próprio Mercado.

De Guimarães Rosa ao Cerrado mineiro: o ‘sertão’ está à mesa é o desafio do concurso Novos Talentos.

A abertura do Festival ocorreu na última sexta-feira (15/09), e quem passava pelo Mercado pode conferir uma estrutura completa, onde realizavam as oficinas e cursos, com equipamentos e utensílios para todos os tipos de práticas. Houve também uma mostra de produtos e serviços, de diversas empresas, com distribuição de brindes, material promocional e degustação. Na Arena Gastronômica, a marca registrada de Belo Horizonte, os visitantes do Mercado Central podem vivenciar uma experiência gastronômica que foi toda inspirada nos botecos do Mercado. Elaborado pelo renomado Chef Penninha, os pratos serão acompanhados com as cervejas especiais da família Bohemia. No Concurso Novos Talentos, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Estácio de Sá enfrentarão um desafio. Eles irão criar um cardápio a partir do tema: “De Guimarães Rosa ao Cerrado mineiro: o ‘sertão’ está à mesa”. Uma banca de jurados composta por professores, jornalistas, profissionais do setor e também pelo público visitante do mercado julgará os pratos apresentados. Os alunos de moda da mesma faculdade também preparam um desfile de moda exibindo inovações de roupas feitas com grãos vegetais e outros produtos alimentícios.

O 2º Festival Gastronômico do Mercado Central ocorre as sextas e sábados, de 10h as 18h, e domingos de 9h as 14h, sob a organização da empresa “ Mensagem & Imagem Consultoria e Eventos” de Marcos Valério com o apoio da Abrasel-MG. Para provar os sabores de Minas e conhecer um pouco mais sobre o Mercado Central, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do Festival. O telefone é 3234-0714.

Fotos: Liliane Lara

Anúncios
Posted in: Cultura, Gastronomia